LIBRAS
Trabalho apresentado como complementação da avaliação da disciplina de Libras .
SÃO PAULO 2013 O SURDO E A SOCIEDADE Educação Escolar Inclusiva para Pessoas com Surdez
No final do século XX e início do século XXI, vários estudiosos contribuíram com suas teorias para a educação de sudos na escola comum, engrandecendo a valorização da diversidade no contexto social para o surdo e reconhecendo o seu potencial.
Educar para a diversidade consiste no desenvolvimento que valorizem as pessoas surdas no seu contexto social,ambiental,cultural, nas interações e práticas sociais que forneça elementos relacionados as várias linguagens e ao contato com os mais diversos conhecimentos que contribuirão para a construção de sua identidade e autonomia.
Nesse sentido é preciso que exista um sistema educacional que forneça de fato a inclusão social baseando-se nos seguintes princípios:
Todas as crianças conseguem aprender,todas as crianças frequentam classes regulares adequadas á sua idade em escolas locais.
Recebem programas educativos,recebem um currículo relevante ás suas necessidades,participam de atividades co-curriculares e extra-curriculares, beneficiam-se da cooperação e da colaboração entres seus lares,sua escola e sua comunidade.
Assim entende-se que a aprendizagem só acontece á medida que a escola considera o aluno como o centro de suas ações e acredita no seu potencial e valoriza a sua história de vida. É um espaço acolhedor,seguro e agradável,além de ter a capacidade de inovar nas suas