Proposta de Artigo Gestão de Negócios
Disciplina: Gestão de processos
Título
Gestão de Processos do Coaching para Desenvolvimento de Liderança nas Organizações.
Introdução
Nos dias de hoje o sucesso de uma empresa, bem como o de uma equipe, depende do desenvolvimento e retenção de talentos e lideranças, e nos últimos tempos muito tem-se falado sobre como ser um líder de sucesso.
Qual é o perfil de um líder nos dias atuais? Deve ele simplesmente manter o foco nos resultados ou estar mais atento às pessoas?
Para os conservadores, o líder deve manter uma postura autocrática e centralizadora, e para os mais modernos, o líder deve assumir novos comportamentos, estar atento, buscar o desenvolvimento contínuo, o seu, o de sua equipe e o da empresa.
Em pleno século XXI, com colaboradores profissionais pertencentes a uma nova geração chamada Y (alto conhecimento da internet e de novas tecnologias), e com uma visão do mercado de trabalho nada tradicional, os gestores que acreditam no modelo obsoleto de “chefe”, estão com os dias contados. As organizações também já perceberam que este velho modelo já não sustentam a competitividade e dinamismo do mercado de trabalho de hoje.
Cada vez maior é a busca das empresas por líderes diferenciados, profissionais com habilidades para liderar de forma assertiva, ensinar, acompanhar, conduzir, inspirar, delegar e mobilizar os colaboradores para que inovem, mantenham-se motivados, e especialmente contribuam com qualidade.
Um tipo de liderança que está sendo muito valorizada no ambiente corporativo é a que se alia ao Coaching para potencializar o desenvolvimento das pessoas e os resultados dentro da empresa.
O coaching é um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), ampliando os resultados positivos através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um professional (o coach) em uma parceria sinérgica com o cliente (o coachee). (MARQUES, 2012).
A aplicação prática do