A importância do SME para a criação de UEM
2012/2013
Índice
Europa antes da II Guerra Mundial
Europa no final do II conflito mundial
I - Introdução
Este trabalho visa abordar as principais alterações económicas ocorridas na Europa. O estudo incide sobre os objectivos do Sistema Monetário Europeu e seus antecedentes, as suas características, os princípios e normas de reconhecimento e valorização do capital. Desta forma, permite-nos analisar a sua importância para a criação da União económica e monetária.
A abordagem foi realizada através da comparação entre várias teorias e diferentes autores.
O mais interessante quando se estuda história económica, é que nos períodos áureos da economia, de crescimento económico, facilmente se descobre as causas e os responsáveis por tal período de expansão, mas quando o estudo recai sobre épocas conturbadas ou de recessão, surgem as mais diversas teorias explicativas não havendo um consenso geral. Começámos por analisar as diversas vertentes que caracterizaram o ambiente daquela época, a evolução económica, o início e o fim do acordo de Bretton Woods, o preço do petróleo e a política monetária e fiscal.
Durante a década em que ocorreu a II Guerra Mundial, a actividade económica decaiu nas principais nações industriais.
As grandes guerras mundiais da primeira metade do século XX, assim como os conturbados anos do período de entre guerras, como a crise dos anos 30 e as hiperinflacções de países europeus, provocaram grandes perturbações na economia de praticamente todos os países e, por conseguinte, nas relações económicas internacionais. Segundo as autoridades da época, talvez o principal problema deste período tenha sido a ruptura do chamado Padrão-Ouro.
Já no final da Segunda Guerra Mundial mostrava-se necessário a existência de um novo sistema monetário