efeito skin
Os países industrializados encontram cada vez mais dificuldades para na administração dos seus excedentes de produção enquanto os países pobres tem facilidade para repassar a produção, porém produzem muito pouco.
Crescimento populacional, exploração da madeira e a agricultura que além de destruir florestas, acaba com seus solos e os deixa inférteis.
Os avanços da tecnologia espacial também são promissores nos países de 3º Mundo; os serviços de previsão por satélite e comunicações podem ajudar os agricultores a tomar decisões, como quando plantar, regar, fertilizar e colher. O desenvolvimento da engenharia genética produz sementes cada vez mais fortes que precisam cada vez menos de agroquímicos, diminuindo a poluição do solo. Os avanços na industria química ajudam na produção de novos pesticidas e fertilizantes que agridem menos o ambiente e podem aumentar a produção de alimentos. Apesar disso, nem todas as tecnologias são benéficas, a produção em larga escala e o uso generalizado de novos matérias, por exemplo, podem criar riscos para a saúde até agora desconhecidos. Industrializadas: Pela presença de muitas industrias elas apresentam e degradação ambiental, alem de usar cidades de terceiro mundo para instalar suas industrias provocando impactos coletivos em todo o mundo.
Terceiro mundo: falta de tratamento de esgoto, industrias que não se preocupam em diminuir a poluição e lançam seus resíduos diretamente nos rios, sem o