PORTER
O mercado está em constante modificação, a cada dia surgem novos produtos e serviços. Para que uma empresa possa ser competitiva precisa de estratégias bem elaboradas. (Ver citação no trabalho modelo)Rodermel (2011, p. 92) descreve que “é importante ficar atento às necessidades atuais e às necessidades futuras dos clientes”.
As cinco forças de Porter permitem analisar quais são as atratividades que um setor oferece,a competitividade e as forças que uma empresa possui, tanto internamente quanto externamente.
Para entender melhor a concorrência, Porter (1999) apresenta as cinco forças competitivas, como sendo:
Fonte: Porter (2004, p.4)
E descreve que “O conjunto dessas forças determina o potencial de lucro final na indústria, que é medido em termos de retorno ao longo prazo sobre o capital investido”, (2004, p.3).
Conforme Gerry, (2007, p.114), “a estrutura das cinco forças ajuda a identificar as fontes de concorrência em um segmento ou setor”.
Assim, destacamos a importância do estudo de cada uma destas análises, a fim de traçar um plano de ação, que visa identificar cada uma destas forças com o intuito de fornecer melhor defesa quanto às forças competitivas existentes, criando assim ferramentas possíveis de serem usadas no cotidiano.
PORTER, M.E. Estratégia competitiva: técnicas para análise e da concorrência. 17 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard.Explorando a estratégia corporativa: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2007.
A Pesquisa qualitativa foi realizada com empresas que possuem um perfil desejado pela Casa da Gelatina para serem futuros clientes. Aconteceu entre os dias 29 de Setembro e 04 de Outubro de 2014 e permitiu levantar várias hipóteses sobre a visão e a expectativa que as pessoas têm sobre a gelatina. Analisando cada segmentação