Porter
O modelo de cinco forças identifica as cinco ameaças mais comuns que as empresas enfrentam em seus ambientes competitivos, locais e as condições sob as quais essas ameaças têm maior ou menor probabilidade de estarem presentes. É utilizado como forma de análise externa para o processo estratégico das empresas e pode ser usado para caracterizar o nível geral de ameaça em um setor. Avalia-se o nível de ameaça de novos entrantes, de rivalidade (competição), compradores, substitutos, e fornecedores para compreender o nível de ameaça da industria ou setor.
2. As inovações citadas podem ser consideradas inovações em valor? Qual é a relação com a Estratégia do Oceano Azul?
A Estratégia do Oceano Azul tem o objetivo de criar mercados de espaços inexplorados, tornar a concorrência irrelevante, criar e capturar a nova demanda e principalmente a inovação de valor. Nas inovações citadas, é possível averiguar que as empresas adotaram a estratégia do oceano azul, visto que buscaram desenvolver inovações que tornassem a concorrência irrelevante, ou seja, as empresas pararam de olhar para a concorrência para tentar superar, e buscou, por meio do estado atual das relações no mercado conhecido, reorientar o foco dos concorrentes para alternativas, focalizar abertamente e não nos clientes, e redefinir as questões chaves para o setor e elementos chaves para os clientes. Portanto, podemos dizer que essas inovações citadas são inovações em valor, e geraram saltos qualitativos para a sociedade.
3.Com base na empresa do trabalho de campo, crie um objetivo, um indicador, uma meta e uma iniciativa para uma das quatro perspectivas do BSC (Balanced ScoreCard): Aprendizagem e Crescimento, Processos Internos, Clientes e Financeiro.
Financeiro
Objetivo: Aumentar o faturamento, possuir liquidez favorável. Indicadores possíveis: liquidez, faturamento,