portas logicas
CESEC – “Prof.ª. Zaíra Batista Teixeira”
Curso Técnico em Informática – PRONATEC
Rua Coronel Lery Santos, 30 – Bairro Olegário Maciel
CEP: 35600-000 – Bom Despacho – MG
Álgebra Booleana
A álgebra de Boole é um conjunto de postulados e operações lógicas com variáveis binárias desenvolvido pelo matemático e filósofo inglês George Boole (1815-1864). George Boole foi o primeiro a defini-las como parte de um sistema de lógica em meados do século XIX. A álgebra booleana foi uma tentativa de utilizar técnicas algébricas para lidar com expressões no cálculo proposicional.
Conceitos
Também conhecida como Álgebra de Boole. Na matemática e na ciência da computação, as álgebras booleanas são estruturas algébricas que "capturam a essência" das operações lógicas E, OU e NÃO, bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento. Ela também é o fundamento da matemática computacional, baseada em números binários.
As variáveis lógicas assumem estados distintos, e podem representar situações da vida real.
É freqüente serem simplesmente escritos como E, OU ou NÃO (são mais comuns os seus equivalentes em inglês: AND, OR e NOT). Na descrição de circuitos também podem ser utilizados NAND (NOT AND), NOR (NOT OR) e XOR (OR exclusivo). Os matemáticos usam com freqüência + para OU e . para E (visto que sob alguns aspectos estas operações são análogas à adição e multiplicação noutras estruturas algébricas) e representam NÃO com uma linha traçada sobre a expressão que está a ser negada.
A operação OR (OU)
Representada algebricamente como: S=A+B (leia-se A OU B)
A operação OR (OU) - Aplicação
Ativação de um alarme caso um sensor seja ativado
A operação AND (E)
Representada algebricamente como: S=A.B (leia-se A e B)
A operação AND (E) – Exemplos
Diagramas de tempo:
A operação NOT (NÃO) ou inversor