porque
A atividade turística encontra-se hoje bastante organizada e regulamentada, pelo que se torna fundamental o conhecimento da legislação aplicável e das instituições relacionadas com o turismo. Por outro lado, como atividade importante para o país (e Madeira), os poderes políticos têm multiplicado a sua intervenção no setor, definindo e desenvolvendo políticas públicas de promoção, incentivo, formação, inspeção e fiscalização da atividade.
Como é um setor com um conjunto de atividades e áreas de negócio múltiplas, o desempenho do turismo tem sido condicionado por uma diversidade de intervenções de entidades públicas e de empresas de outros subsetores (infraestruturas básicas, urbanismo, acessibilidades e redes de transporte, telecomunicações, saúde, ambiente e ordenamento do território, segurança, etc.), o que faz crescer exigências adicionais de coerência e articulação à formulação de uma política de turismo que beneficie o país e os turistas que nos visitam.
Também a nível internacional surgiram diversas instituições, pelo grande peso económico e não só, do turismo, pelo que se deve conhecer essas instituições. Seguidamente ir-se-á abordar algumas instituições internacionais e nacionais, para depois se passar a estudar a política nacional para o turismo.
4.1. Organizações internacionais de turismo.
A- A Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO), com sede em Madrid, é uma agência especializada das Nações Unidas e um fórum global para o debate das questões da política de turismo. Portugal é Membro Efetivo da Organização, desde 1976.
A OMT congrega, atualmente, 155 países (Membros Efetivos), sete Territórios, não responsáveis pelas suas relações externas (Membros Associados), e mais de 400 Membros profissionais (Membros Afiliados), estes últimos representando Associações do setor, Instituições de Educação e Formação e Empresas.
Portugal é Membro Efetivo da Organização desde 1976 e é representado pelo Turismo de