Porque é importante ensinar gramatica atraves de textos
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática. Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
Importante: O capítulo 5 intitulado "Para que ensinar teoria gramatical?" é um importante texto que servirá de subsídio teórico para o professor refletir sobre:
Para que ensinar teoria gramatical?
Por que ensinar gramática através dos textos?
Nas últimas quatro décadas, a partir da introdução oficial da linguística nos cursos de Letras do país e o reconhecimento dessa disciplina como ciência, os professores de língua portuguesa não passaram ilesos pelo mal-estar criado pelo intervalo existente entre a prática de ensino da língua materna e as pesquisas linguísticas no ambiente acadêmico.
Com a chegada das teorias do texto e do discurso, pensou-se até em não ensinar gramática. Houve quem postulasse que a leitura e a análise de textos, por si só, sem nenhuma sistematização quanto à gramática, seriam suficientes para que ela fosse aprendida. É lógico que a essência dessa gramática, que se aprende na vivência do dia-a-dia como falante nativo, é o que basta para um mínimo necessário à comunicação em uma sociedade. No entanto, não há como negar que, nessa mesma sociedade comunicativa, há situações em que só comunicar não basta: é preciso fazê-lo de acordo com certas convenções consideradas mais “corretas”, obedecendo a certas normas que são consideradas “padrão”.
Desse modo, na sociedade atual, o ensino da gramática se faz sim necessário, e isso deve ser utilizado para subsidiar os alunos na inserção de modo mais efetivo e eficaz na sociedade: o uso da linguagem adequado às mais diversas situações comunicativas em que eles estiverem inseridos, que vão além das situações escolares e se estendem para quaisquer situações de sua vivência no meio social (SOARES, 1988).
Esse ensino, no entanto, não deve ser feito na base da regra pela regra, explicada e exercitada com palavras e frases soltas. Não é eficaz, também utilizar textos apenas como pretextos, ou seja,