Porque Se Fala Tanto Em Etica
Por que, hoje, tanto se fala em ética e moral? Por que o processo de formação do sujeito moral passa fundamentalmente pelo diálogo, argumentação e convencimento, tornando-se um compromisso da sociedade como um todo e de todas as suas instituições?
Falar de ética, é falar de convivência humana, a ética surge a da divergência entre dois valores, o tema tem sido tão abordado nos dias de hoje, principalmente pela crise de sentido, ligada a relação de valores enraizados na sociedade, que atualmente parecem estar perdidos, não porque sejam menos importantes para o convívio humano, mas porque perdem seu espaço para novos valores e novos entendimentos, que deixam pouco espaço para valores, como solidariedade, integridade, justiça, atenção, respeito, e essa necessidade acontece, pois os seres humanos vivem em grupos, comunidades, ou seja, não estão isolados, necessitando da ética, pelo fato do outro existir, e a moral, não é diferente, está ligada as noções de justiça, principalmente em se tratando dos crescentes problemas morais presentes na sociedade atual, problemas estes cujo as dimensões são assustadoramente progressivas. Entre vários motivos, o mais gritante, é a onda repudiada de corrupção na esfera política, vivenciada e discutida por todos, causando grande revolta nos cidadãos. Sendo essa discussão perplexa e com difícil solução.
O processo de formação do sujeito moral, já está enraizado em sua cultura, através os exemplos familiares, este processo se dá também na escola, através da educação, onde o mesmo aprende através dos educadores, o caminho a trilhar para ser um sujeito moral na sociedade, e isso é conquistado, através de diálogos, boas argumentações, sendo na verdade primordial e necessário para o bom convívio com os demais. Pois a pessoa através deste aprendizado ao menos consegue distinguir, o que é certo ou errado, tem a capacidade de julgar, de definir, o que se pode ou não fazer. “ Mas, é preciso deixar claro,