Porque projetos atrasam
Abraão Braz de Oliveira - oliveira_abraao@hotmail.com
Resumo: Este artigo apresenta as causas porque os projetos atrasam a importância de um bom gerenciamento de projetos, para racionalização dos recursos e consequente melhoria dos resultados esperados de um projeto.
Palavras- chave: Gerenciamento, Projetos, Escopo.
INTRODUÇÃO
A crescente e voraz competição observada entre as empresas faz com que elas promovam investimentos em meios de se tornarem mais competitivas em relação aos níveis de serviços prestados, qualidade, tempos de resposta, flexibilidade e também aos custos.
Assim, uma administração estratégica se faz necessária para a criação de um ambiente lucrativo na empresa que propicie vantagem competitiva perante os players do mercado.
O projeto é um empreendimento não repetitivo, formado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim e para atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas obedecendo a parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.
Na sequência, as principais armadilhas, assim como o efeito que estes motivos causam ao projeto, a causa raiz dos mesmos e, por fim, sugestões para evitarmos estas armadilhas.
ARMADILHA 1
Alterações no escopo do projeto. Estas modificações acontecem por diferentes motivos, como por exemplo: percepção de que a configuração encomendada para o produto ou serviço não tem mais tanto interesse no mercado, quando comparada ao interesse que tinha na época em que o projeto foi idealizado.
Efeito: Necessidade de revisão parcial e, em alguns casos, total do projeto que não raro provoca desmotivação da equipe envolvida, não cumprimento do cronograma, “estouro” no orçamento e insatisfação dos stakeholders.
Causa Raiz: Falta de uma análise mais criteriosa na ocasião da matrícula do projeto provocada muitas vezes pela ansiedade de disparar um projeto o mais rápido possível e, consequentemente, preencher uma