Contratar amigos
Fundamentos Históricos teórico-metodológicos do Serviço Social I
TEXTO: Questão Social no Capitalismo – Iamamoto (2001)
1. Conforme Iamamoto a questão social “é tributária das formas assumidas pelo trabalho e pelo Estado na sociedade burguesa” (p.11). Deste modo discorra sobre a “dupla e indissociável” característica que particulariza o trabalho e a questão social na sociedade capitalista? (p.13/14)
2. Discorra sobre a raiz da produção/reprodução da questão social na sociedade capitalista, identificados na lei geral da acumulação capitalista e na tendência do crescimento populacional no seu âmbito (duplo movimento de ampliação e reprodução do capital).
3. Com base no texto, defina a superpopulação relativa constituída no capitalismo. Em seguida, exemplifique os segmentos que a constituem na nossa sociedade brasileira atual (cotidiano).
4. Explique a seguinte afirmação da autora: “A existência do ‘trabalhador livre’ – a separação do indivíduo das condições de seu trabalho, monopolizadas sob a forma capitalista de propriedade -, enquanto condição histórica dessa forma de organização social da produção torna o indivíduo que trabalha um ‘pobre virtual’” (Iamamoto, 2001: p. 16).
5. Como a autora compreende a pobreza/pauperismo?
6. Discorra sobre a “dupla armadilha” apontada por Iamamoto quando se desvincula a análise das múltiplas e diferenciadas expressões da questão social de sua gênese comum.
7. Aponte e discuta criticamente sobre a noção de questão social explicitada por Iamamoto. Em seguida, apresente sua compreensão sobre questão social.
8. Explique os quatro aspectos centrais apontados por Iamamoto (2001) que atribuem novas mediações históricas à produção da questão social na cena contemporânea.
9. Quais estratégias e desafios são apontados pela autora como forma de enfrentamento a questão social pelo Serviço