Ciencias contabeis
A Contabilidade e a Controladoria / Uma Introdução
O grupo contábil processa transações para suportar a operação do negocio. O grupo deve dispor de um conjunto de funcionários bem preparados e capazes de liderar os processos relativos à gestão contábil. Para isso é requerido ao grupo capacidade de interagir com sistemas integrados, conhecimentos atualizados das normas contábeis e estar com os trabalhos em dia.
Há algumas décadas a contabilidade se prestava basicamente para avaliação dos estoques e para controlar as principais contas contábeis, como por exemplo: Contas a Receber Caixa, Ativos Fixos, etc. Mas com o passar do tempo a função contábil incorporou a função gerencial, que implica no suporte para tomada de decisões e no controle e melhoria continua do negócio. Ainda atualmente passou a contabilidade a incorporar diversas novas atividades que podem incluir principalmente em empresas menores:
* Serviços Computadorizados; * Auditoria; * Gestão ou participação destacada no uso de ferramentas de otimização de processos e planejamento, ferramentas como Custos da Qualidade.
Por ser a contabilidade a área que deve registrar dados que atestem à saúde financeira e econômica da empresa, ela está passiva de receber influência dos diretores querendo influenciar ou maquiar resultados, de forma a mostrar a coisa melhor do que ela realmente ocorre. Por isso existe forte preocupação em como a ética determina o comportamento dos profissionais de contabilidade, e como o staff da Controladoria vê o seu papel dentro da organização.
Ressaltam que a multiplicidade das mudanças no ambiente dos negócios tem alterado o papel da função da Controladoria. Uma mudança diz respeito à aparência das funções relativas aos serviços computadorizados. Nas grandes empresas essa função não diz respeito à área da Controladoria, embora o conhecimento e envolvimento do Controller nos assuntos relativos a sistemas computadorizados revestem-se de