Homofobia na escola
Homofobia na escola
Brasiléia -acre
2012
yuna gagarin freitas de oliveira
Homofobia na escola
Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos; Comunicaçáo e linguagem; Psicologia da educaçao II; Educaçao e diversidade:Relacoes etnico-raciais.
Prof.Vilze vidotti costa; Lilian salete alonso; Carlos Eduardo gonçalves; Fabio Luiz da silva.
Brasileia -acre
2012
Introdução
A sociedade brasileira vive profundas transformações que não podem ser ignoradas por nenhuma instituição democrática. Cresce no país a percepção da importância da educação como instrumento necessário para enfrentar situações de preconceitos e discriminação e garantir oportunidades efetivas de participação de todos nos diferentes espaços sociais. A escola brasileira vem sendo chamada a contribuir de maneira mais eficaz no enfrentamento do que impede ou dificulta a participação social e política e que, ao mesmo tempo, contribui para a reprodução de lógicas perversas de opressão e incremento das desigualdades. Não por acaso, em nossas escolas, temos assistido ao crescente interesse em favor de ações mais abrangentes no enfrentamento da violência, do preconceito e de discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travesti se transexuais.
Cada vez mais a homofobia é percebida como um grave problema social, e a escola são considerados um espaço decisivo para contribuir na construção de uma consciência crítica e no desenvolvimento de práticas pautadas pelo respeito à diversidade e aos direitos humanos. Reside aí a importância de se promoverem ações que forneçam as profissionais da educação diretrizes, orientações pedagógicas e instrumentos para consolidarmos uma