Porque estudar historia
Às vezes é difícil entender a utilidade dessa disciplina quando se é mais novo e o formato da aula pode não colaborar para despertar interesse. Porém, ressaltar desde cedo seu estudo é crucial, porque além de ser importante por si só, a História também ajuda a entender melhor Literatura, Geografia, Sociologia, Filosofia, Artes etc.
• Sempre que tentamos entender por que alguma coisa aconteceu, seja a Inconfidência Mineira ou uma nota baixa na escola, estamos empregando o pensamento histórico, isto é, a busca pelos fatores que originaram esses acontecimentos. "A história não é o estudo do passado pelo passado, é necessário ir ao passado para a compreensão de todos os questionamentos do tempo presente"
• Enquanto algumas lições precisam ser aprendidas na pele, existem outras que podemos dispensar a experiência, como a resolução de conflitos por meio de guerras. "Sem a História toda a humanidade desconhece seus êxitos, fracassos, conquistas e está sujeita a cometer um mesmo equívoco novamente"
• Esse raciocínio capaz de entender o que existe por trás dos fatos, explicam os professores, forma também um cidadão melhor. "Não é possível conciliar cidadania com ausência de conhecimentos históricos, noções de tempo-espaço, noções de fenômenos processuais (a história como processo humano, social, cultural e político)"
Em primeiro lugar temos que ver a história como uma herança, uma boa resposta é a de que a história é uma espécie de cofre de guardar jóias que contém a herança cultural de cada indivíduo nascido na civilização do mundo moderno.
• Portanto estudar História nos dar uma visão ampla do passado tão valioso para o cidadão e indivíduo. Com o estudo da história este cidadão aprenderá a ver, como um todo, os problemas que surgem na vida social da humanidade, e aprenderá por meio da história os vários meios de resolve-los.
Portanto estudar história não se resumi em apenas uma máteria chata e decorativa que muita das vezes é