Planejamento educacional
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
O planejamento educacional trata-se do “nível superior em termos de planejamento”. Ele prevê a estruturação e o funcionamento do sistema educacional geral. Este tipo de planejamento é de responsabilidade do ministério da educação e seus órgãos subordinados em escola federal e municipal.
O planejamento escolar está dividido em três modalidades: o plano da escola (unidade escolar), o plano de ensino (corpo docente) e o plano de aula (cada professor).
O plano da escola trata-se de um documento mais global que expressa orientações que sintetizam de um lado as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, do outro, as ligações do projeto pedagógico da escola mais amplo de ensino propriamente dito. Nesse deve ser explicitado á concepção pedagógico do corpo docente, as bases teórico- metodológicas da organização didática, a contextualização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, o sistema de avaliação e a estrutura organizacional e administrativa.
O plano da escola deve ser um guia de orientação para os professores/professoras para orientar o trabalho pedagógico e garantir a unidade teórico-metodológica das atividades escolares.
O plano de ensino trata-se da previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um tempo determinado (bimestre, ano, semestre) neste, são explicitados os objetivos gerais, e específicos, conteúdos e desenvolvimentos metodológicos. Esse tipo de planejamento é o que mais diretamente está ligado ao ensino, objetivando efetivá-lo.
O plano de aula trata-se da fase de consolidação, o qual detalha o plano de ensino. Os tópicos que foram previstos em linhas gerais agora são especificas para uma situação didática real. Esse documento (plano de aula) deve servir para orientar as ações do professor/professora como também possibilitar constantes revisões e aprimoramentos.
O plano de aula consiste na especificação