Planejamento educacional
Planejamento Educacional
Aula 1
Profa. Jussara Riva Finatti
Olá, seja bem-vindo(a)!
Antes de começar a nossa aula, assista ao vídeo a seguir que trará um resumo dos assuntos que serão abordados nesta aula.
Introdução
Planejar é uma atividade humana muito importante, você concorda?
Nesta aula veremos de onde surgiu o conceito de planejamento e como ele se incorporou aos processos escolares. A partir disso, analisaremos a diferença entre ‘plano’ e ‘planejamento’, e também, a importância dessas ferramentas para a discussão e criação dos currículos escolares.
Concepção e origem do Planejamento Educacional
Observe as imagens. O que vemos?
À esquerda, algumas formigas construindo um formigueiro. À direita, alguns homens construindo uma casa. Há semelhanças entre as imagens?
2
Organização Pedagógica da Escola | Planejamento Educacional | Aula 1
Provavelmente você dirá que sim, pois em ambas o que se vê é a construção de uma moradia. Há diferenças? Sim. Além das óbvias (os construtores animais e os construtores humanos), existe uma diferença fundamental: por melhor que as formigas trabalhem, mesmo que não desviem a atenção do que fazem, não têm a menor ideia do que estão construindo, de quanto já fizeram ou quanto está por fazer, e tampouco, conseguem imaginar como será o formigueiro pronto. Ao contrário, as pessoas não apenas sabem o que estão fazendo, conseguem descrever as etapas do trabalho já feito e que há ainda por fazer, e, principalmente, podem entender o projeto ainda no papel e imaginar a casa concluída, antes mesmo de começá-la.
Essa é uma capacidade humana: somos capazes de projetar, de enxergar adiante, de definir objetivos, de escalonar as etapas de trabalho e de visualizar os resultados pretendidos; somos, portanto, capazes de planejar.
Concepção e Origem do Planejamento Educacional
Planejamos diariamente e o tempo todo. Assim que acordamos, traçamos nossos planos