Porque estudar história da educação?
Por que estudar Hitória da educação
A necessidade que temos de olhar o passado com olhos do presente,faz com que constantemente escrevamos a historia não apenas para buscar os fatos desconhecidos,e sim para construir um novo olhar sobre o passado.Com isso,os livros didaticos acabam por apresentar histórias sobre"herois",sem buscar entender a logica da contradição dos fenomenos socias.
A educação cabe historicamente o papel de socializar o conhecimento elaborado e formar o individuo para viver em sociedade.É nessa relação que se dá a luta de classes que,segundo Marx,é o que move a história.
A historia da educação tem como função provocar uma reflexão,pois definir os fins educativos é definir,ao mesmo tempo,a sociedade,a cultura e o homem que se pretende formar.É fundamental esse estudo para estabelecer a relação Estado e sociedade civil,o papel do Estado e sua representatividade,o modelo educacional para os trabalhadores e o modelo desenvolvido para as elites.Deve se compreender atraves dos estudos as relações de poder e os mecanismos de exclusão que se produz e reproduz em determinados contextos sociais ,para poder chegar-se a mudanças para a superação das condições de exclusão.
A educação não pode ser entendida como uma atividade neutra.Ela cumpre funções determinadas.Com isso a questão de saber se a educação atende os interesses de quem executa ou de quem pensa determinadas funções no sociedade.
Assim,podemos afirmar que de nada adiantaria estudar historia de educação se não for para possibilitar uma intervenção na realidade para transformá-la.
É possível que esta pergunta já tenha sido diversas vezes pronunciada entre os estudantes e professores dos diversos cursos ligados à formação do professor. Afinal, em que o estudo da história estaria a contribuir na formação do futuro professor? Haveria realmente espaço e necessidade de uma disciplina específica para estudos desta natureza?