Por Uma Outra Globaliza O Milton Santos
CURSO DE DIREITO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PROFESSOR: DR. VANDERLEI MARTINS
“POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO – MILTON SANTOS”
ANA PAULA SILVA DE SOUSA,
JIMMI MARTINS, ELISETE OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO
RIO DE JANEIRO.
2015.
1. Introdução.
Inicialmente faz se uma pequena abordagem sobre a proposta do livro, antes mesmo de apresentar as teses de que compõem a obra durante os seus seis capítulos. O livro tem como proposta ser um material de reflexão tanto no campo político quanto material do mundo atual, pautado em razões objetivas do que seja o espaço geográfico. Busca-se retratar a realidade como ela é, e por outro lado, sugerir a realidade tal como ela pode vir a ser.
O livro é formado de seis partes, das quais a primeira é a introdução. A segunda inclui cinco capítulos e busca mostrar como se deu o processo de produção da globalização. A terceira parte, formada de seis capítulos, busca explicar porque a globalização atual é perversa tendo com base o capital, “dinheiro”, gerando violência competitiva e estrutural que massacra as demais classes, subalternas, ditos, desprovidos de capital. Situação na qual o Estado cede espaço para que em seu lugar as empresas ditem as regras do dirigismo social. A quarta parte mostra as relações mantidas entre a economia contemporânea, sobretudo, as finanças e o território. Na quinta parte se trata da ideia de limitar a história atual, mostrando os descaminhos da racionalidade dominante e a sexta a conclusão.
Na visão de Milton Santos o mundo da globalização deve ser interpretado segundo três acepções diferentes: a globalização como fábula, como perversidade e como possibilidade aberta ao futuro de uma nova civilização. Ele propõe uma interpretação multidisciplinar do mundo contemporâneo, em que realça o papel atual da ideologia na produção da história e mostra os limites do seu discurso frente à realidade vivida pela maioria das nações.
2. A Produção da Globalização.
Segundo