John Von Neumann
Foi John Von Neumann que deu inicio ao projeto lógico dos computadores, com programas se que seriam armazenados na memoria do computador. Até então os computadores da época não podiam armazenar os programas na sua memória para interpreta-los.
O primeiro comutador que podia armazenar dados na memoria surgiu em 1944, seu projeto durou sete anos e somente em 1951 o computador foi utilizado, eles o utilizaram até 1962.
A partir de então surgiu à expressão Arquitetura de Von Neumann: Estrutura de computadores digitais com programas armazenados na memória, e tendo a possibilidade de ser modificado e ser substituído os seus programas.
Em 1945, conseguiram fazer o primeiro algoritmo para testar a maquina, o objetivo dessa maquina era classificação de uma série de dados em ordem que não fosse decrescente de uma chave. O algoritmo foi chamado de classificação por intercalação.
O objetivo era mostrar que o EDVAC tinha propósitos gerais e não somente de cálculos científicos. Toda a sua codificação foi feita em linguagem de máquina. Assim o Hardware do computador era dividido em 3 partes: E/S , Memória e CPU.
Programação
No desenvolvimento do EDVA e da máquina IAS, Neumann queria implantar alguns exemplos de programação, no seu plano original ele havia feito uma previa de como seria, mas isso ficou inacabado por ele, ainda existe um “MANUSCRITO” que nele contem alguns dados que acredita-se ser o primeiro programa escrito para o EDVAC.
Esse programa foi escrito em 1945, pouco tempo antes que Neumann entregasse o seu relatório do EDVAC, mas esse programa não seria para essa versão da maquina mas sim para uma mais desenvolvida.
Neumann queria mostrar a todos que o EDVAC não serviria apenas para realização de cálculos matemáticos, mas sim para propósitos mais complexos, como seu programa era para que a maquina resolvesse varias equações ao mesmo tempo, o programa não foi utilizado e sim uma aplicação não numérica para testar a complexidade do projeto