POR QUE O MUNDO EXISTE - JIM HOLT
FACULDADE: FILOSOFIA
MATERIA: SEMINÁRIO DE PESQUISA AVANÇADO
PROFESSOR: BERNARDO ALONSO
ALUNO: JOSIMAR SOUZA ( Licenciatura/Bacharelado)
"A angústia é a disposição fundamental que nos coloca perante o nada." Heidegger , Martin
O nada não é algo que não é um lugar por isso impossivel estar se no nada pois pela logica sempre tem que se estar em algum lugar mesmo um ponto está a certo lugar do espaço para a possibilidade de localizção. Por definição quando se fala em existência se entende a existência de alguma coisa e o nada não é coisa alguma, o nada é uma representação linguística do que se pensa ser o nada. O nada se dá por meio da negação de tudo o que existe, portanto o nada não é definido ou conceituado positivamente, o nada é concebido por operações da mente.
Nada é um conceito usado para descrever ausência de qualquer coisa. Na filosofia ao pensar no nada associamos a nossa mente a ausência de qualquer coisa que seja o vazio absoluto, o nada foi pensado como conceito pelos filósofos que indagam se o nada existe. Ao se definir o nada como ausência de qualquer coisa então do próprio existir, Kant representava a existência do nada como um pseudo problema uma falsa questão, Sartre trata o nada em oposição do ser (existencialismo), Heideggeriano que teve o pensamento influência do pela cultura mistica, teve em sua metafisica a questão por que “existe o ser e não o nada?”
Desdo inicio a humanidade buscou nas narrativas míticas, repletas de heróis sobrenaturais formas de trabalhar com o desconhecido e aplacar a angustia de existir, de carácter exemplar e cheia de significados que ensinavam como as coisas vieram a ser o que são( quando uma realidade passou a existir), por ações dos entes sobrenaturais, seja essa realidade o cosmo. Sua função é conferir significado e valor a existência, porque o mundo desprovido de um Mito é um mundo desprovido de significado, “A ação dos Deuses que fundamenta o mundo e atribui