Contador
MATÉRIA: INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE, CONTABILIDADE GERAL e AFINS
Disciplinas: Introdução à Contabilidade, Fundamentos da Teoria e Interpretação Contábil e outras disciplinas que requeiram à introdução contábil.
Assunto: Livro Diário e Livro Razão
Pré-requisitos: o aluno deverá dominar os conceitos de conta, natureza de conta, ativo, passivo e patrimônio líquido, além das quatro operações e cálculo de porcentagem.
Livro Diário: É obrigatória a existência desse livro na contabilidade. Chama-se Livro Diário porque se registra as contas (conta é uma palavra ou um conjunto de palavras que identifica um bem, um direito, uma obrigação, uma receita ou uma despesa ocorrida dentro da empresa) encontradas nos fatos administrativos diariamente e em ordem cronológica. Esses dados registrados, nestas contas, servem para documentar a vida contábil da empresa e fornecer informações para que se calcule o valor dos recursos aplicados e em quê foi aplicado pela empresa sem deixar margem à dúvida. Sem esses dados não se consegue divulgar corretamente os seus bens, os seus direitos e a suas obrigações e com isso causa transtorno para as pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse nestas informações.
Como preencher o Livro Diário? Em primeiro lugar é necessário que o iniciante domine, no mínimo, os conceitos de conta, natureza de conta, ativo, passivo, e patrimônio líquido. Isso porque o Livro Diário utiliza termos e procedimentos que envolvem esses conceitos. No preenchimento desse livro se coloca em primeiro lugar o local e a data. Local é onde a empresa está instalada e a data é a do documento (Nota Fiscal, por exemplo) que deu origem a transação ou fato administrativo, em segundo a conta ou as contas que recebem o lançamento devedor que poderá ser qualquer conta: de ativo, passivo, receita ou despesa e serão identificadas com a letra “D” antes da referida conta. O registro de um lançamento devedor em uma conta de natureza devedora significa que o seu