Por Que A Docencia N O Atrai
Por que a docência não atrai?
Dentre os principais motivos que aparecem nos índices, em destaque estão a má remuneração, desvalorização por parte do governo e da sociedade, péssimas condições de trabalho, baixa procura pelo curso de graduação, desvalorização da profissão.
Índices segundo: Censo da Educação Superior 2009 Fuvest 2010 FVC/FCC INEP
Dados:
O número de exonerações por parte dos profissionais da área de educação no ano de 2013 foi por volta de 101 profissionais da rede pública de ensino do estado de Mato Grosso. No Rio de Janeiro os números chegam a 350 segundo a Secretaria de Estado da Educação. Os motivos para índices tão elevados se dão a fatores que vão desde a faixa salarial ruim até a desvalorização por parte do governo juntamente com a sociedade. Os dados apontaram ainda para números que revelaram que formandos na área de matemática entre 2005 e 2010 exercem a profissão porem não pretendem continuar na área cerca de 45%. Isto se dá ao fato de que a maioria se preparam para prestarem concursos públicos para empresas do ramo financeiro, porem grande parte chega a pós-graduação ou decide por estudar outras áreas para não ter que exercer a profissão.
Segundo uma pesquisa realizada em 2009 pelas fundações Victor Civita e Carlos Chagas voltadas para o ramo educacional as quais levantaram índices que indicaram que uma mínima parcela de alunos que cursam o 3º ano do ensino médio pretendem seguir na carreira de professor ou alguma outra licenciatura. Foram ouvidos 1.501 alunos em escolas públicas e particulares de oito cidades.
Ainda em 2009 de acordo com o Censo da Educação Superior a relação que aparece entre o curso de pedagogia e outras licenciaturas em se tratando de candidato/vaga é bastante preocupante e também um tanto desfavorável em comparação a outros cursos.
A Fuvest que realiza o maior vestibular do país ainda revelou que a graduação em Pedagogia no campus de São Paulo aparece em