quimica
Estudo de Caso em Aulas de Química:
Percepção dos Estudantes de Nível Médio sobre o
Desenvolvimento de suas Habilidades
Robson Simplicio de Sousa, Paula Del Ponte Rocha e Irene Teresinha Santos Garcia
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal de Pelotas
(UFPel) se sustenta nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) para fundamentar suas ações nas escolas públicas de Pelotas (RS). A integração entre universidade e escola é o ponto de partida desse trabalho, que se utiliza da metodologia de estudo de caso para abordar um tópico de química: a isomeria de moléculas. A partir de um caso criado pelos bolsistas PIBID, os alunos do 3º ano tiveram a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem enquanto exploravam a ciência envolvida na situação.
Os comentários dos estudantes sobre o desenvolvimento de suas habilidades utilizando esse método foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A reflexão e a posição crítica à análise, provocadas pelo questionamento sobre suas aprendizagens, também são indícios de que esses alunos têm possibilidade de contribuir para seus respectivos processos de avaliação.
220
percepções de estudantes, química, PIBID
Recebido em 11/06/12, aceito em 14/09/12
A
abordagem temática no ensino de química é recomendada no sentido de permitir a formação de cidadãos e sua finalidade não é apenas motivar o aluno ou ilustrar aplicações do conhecimento químico, mas desenvolver atitudes e valores que propiciem a discussão das questões ambientais, econômicas, éticas e sociais. “Contextualizar o ensino significa incorporar vivências concretas e diversificadas e, também incorporar o aprendizado de novas vivências”
(Wartha e Alário, 2005, p. 43). No entanto, como observam
Strack et al. (2009, p. 18-19),
A formação de um professor pesquisador de sua prática é
a