Citacoes sobre didatica
Para melhorar qualidade de ensino são necessários professores qualificados e competentes, devidamente recrutados, com excelente formação acadêmica e condições adequadas de trabalho, além de possuir boas qualidades pessoais, possibilidades profissionais e motivação requerida. (DOLORS, 1999)
Qualidade de ensino é determinada tanto pela formação inicial como os programas de formação contínua, podendo ser recorrido pelos professores através das tecnologias da informação e comunicação adequada. Já a qualidade da formação pedagógica depende dos meios de ensino manuais, utilizadas para tornar eficaz a aprendizagem, oferecendo ao aluno o conhecimento por meios tecnológicos, permitindo a difusão ampla dos documentos audiovisuais e recursos da informática, enquanto cabe aos professores estimular a capacidade de questionar, interagir e analisar diferentes hipóteses, desenvolvendo qualidades de ordem ética, intelectual e afetiva nos seus alunos. (DOLORS, 1999)
A formação da qualidade para futuros professores requer investigação para melhorar o ensino e a pedagogia, incluindo o contato com outros profissionais experientes e investigadores nas próprias disciplinas entre os institutos de formação pedagógica e a universidade, somando a colaboração dos pais na assiduidade dos alunos nas escolas. (DOLORS, 1999)
A docência do ensino superior nas universidades qualifica o professor, como "transmissor de conhecimentos", pois conhece o assunto da sua especialidade e o transmite, com competência, porem sem relacionar o conteúdo específico com a vida real. Já o professor que exerce a função de conscientizador das questões estruturais e como crítico deixa de lado sua função formadora e informadora, não transmitindo nem criando conhecimentos, perdendo-se totalmente na crítica excessiva. Também pode ser encontrado o pesquisador eficiente e consagrado, que se dedica ao estudo e à pesquisa cientifica relevante e altamente contributiva para o avanço das