atratividade de carreira docente
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS
CURSO DE PEDAGOGIA
CLEIDE SOUSA CHAVES
ATRATIVIDADE DA CARREIRA
DOCENTE NO BRASIL
João Pessoa-PB
2015
CLEIDE SOUSA CHAVES
ATRATIVIDADE DA CARREIRA
DOCENTE NO BRASIL
João Pessoa-PB
2015
ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE NO BRASIL
O texto é uma pesquisa, cuja investigação é atratividade da carreira docente no Brasil com alunos do ensino médio.
Nos últimos anos houve uma diminuição da procura pela profissão, por partes dos alunos do ensino médio. O texto é organizado em quatro partes a primeira parte a atratividade da carreira docente objetivando e proporcionando o leitor às noções a cerca temática, analisando os fatores ligados da carreira docente, como os modos pelos quais a literatura especializada tem explorado e discutido a escassez de professores. Na segunda parte descreve o delineamento metodológico da pesquisa. A terceira parte é composta pelos resultados e a quarta e ultima a problematização dos principais achados da pesquisa ao decorrer deste texto.
No Brasil existem vários problemas com relação os aspectos relacionados à carreira docente. Segundo Tartuce, o que a traz ao individuo é algo pelo qual ele é atraído na expectativa pelo trabalho e estabilidade financeira, esquecendo os aspectos de identificação, autoconceito interesses, habilidades, maturidade, valores, traços e personalidades.
Existem dois pontos de vista objetivo e subjetivo que atrai ao individuo a carreira docente. Modo objetivo tem-se as condições históricas sociais e materiais na perspectiva subjetiva deve ser analisado o modo pelo qual o individuo percebe a carreira por si no contexto de trabalho, na experiência cotidiana, o saber, o dom e a vocação.
Vem se arrastando o modelo de estabilidade nas carreiras é profissionais devido à flexibilidade do trabalho por causa das transformações econômicas, politicas, sociais e