Por que usar madeira na construção civil
No ultimo seculo não houve rasão para desafiar o aço e o concreto como materiais de estrutura essencias para grandes construções. As mudanças climaticas atuais entretanto demandam que façamos isso apartir de agora.
Assim como a industria de automoveis e outras industrias irao procurar soluçoes para mudar a maneira como viveremos no futuro, a industria da construcao civil tambem deve procurar inovaçoes nos materiais que escolhemos para construir.
Em um mundo cada vez mais urbanizado e uma enorme demanda de casas para tanta gente nas proximas decadas devemos encontrar soluções que tragam um menor impacto ambiental.
Concreto e aço tem um grande gasto energetico para sua produçao e liberam grande quantidade de CO2. A producao do concreto representa 5% da emissão mundial de dioxido de carbono. Além disso, a abilidade da madeira de reter carbono faz dela um grande desafiador no uso do aço e concreto como materiais de estruturação.
Mas a madeira tem o perigo de incêndio?
Apesar da madeira ser considerada um material inflamável, grandes colunas de madeira maçissa já foram reconhecidas como tendo boas perfomances em casos de incendio. Isso deve-se ao fato de que grandes massas pesadas de madeira acabam formando uma camada de carvão (combustao incompleta) que ajuda a isolar o restante da madeira da penetração de calor.
Para um edificio, calculamos primeiro a espessura da madeira necessária para a estrutura, depois acrescentamos mais ou menos 4 centímetros que poderiam ser consumidos num incêndio, mas que protegeriam o interior das peças de madeira. E o desmatamento?
A utilização de madeira em construções aumentaria significativamente a demanda do material. Isso levanta uma questão para saber se o mundo tem recursos suficientes para uma iniciativa sustentável. A chave para responder essa questão é entender a diferença entre desmatamento e retirada sustentavel das nossas florestas.
Desmatamento, é a retirada permanente de