Esquadrias
Esquadrias na construção civil
1. Introdução
O foco deste trabalho é o sistema de fechamento de edifícios e outras construções com ênfase na escolha adequada de esquadrias na construção civil.
2. Construções envelopadas
Atualmente vemos uma tendência na escolha por construções envelopadas, na sua maioria, por vidro e com diferentes tipos de esquadrias para essa finalidade.
Essa tendência vem para trazer mais iluminação e visão para o interior e a vedação e troca de calor é satisfatória para a finalidade.
Esse envelope pode ser transparente ou ter graus de opacidade, dependendo do tipo de construção. Por exemplo, para edifícios comerciais é usual usar um envelope quase transparente com proteção para iluminação alta e em casas ou edifícios residenciais é usual usar vidros mais opacos.
Para locais comerciais como shopping e hospitais existe uma grande mistura de vidros transparentes (principalmente para iluminação) e vidros opacos (nas fachadas).
3. Função das Esquadrias
A função das esquadrias são: vedação de água e ar, controle de ruído, controle da iluminação, controle da transferência de calor, controle da visibilidade e apoio para o material como o vidro.
Cada material tem uma propriedade diferente para cada uma das funções descritas acima, saber usar o material certo na esquadria faz a diferença no resultado final da construção.
4. Os materiais de esquadrias
Os materiais mais comuns que são usados para se fazer esquadrias são: Madeira, Aço, Alumínio e PVC.
Vamos analisar a propriedade e os usos mais indicados para cada tipo de esquadria e o material que esta é constituído.
5.1 Alumínio
Atualmente este é o material mais usado na fabricação de esquadrias de janelas, alguns tipos de portas, divisórias, paredes e/ou divisórias de sacadas entre outros.
Um dos principais motivos é o baixo custo na produção por ser um material mais maleável e de fácil de moldar, cortar e