Esquadria
Ao adquirir uma esquadria ou contratar o serviço de um fabricante, a construtora ou o consumidor devem estar atentos ao projeto do produto que estão adquirindo, já que, visualmente, uma esquadria que atende a norma pode ser semelhante à outra não-conforme. Um bom projeto, associado à adequada instalação do produto na obra, deve seguir os detalhes de projeto da esquadria que apresentou um bom desempenho nos ensaios realizados.
De acordo com a ABNT NBR 10821 – Caixilhos para edificação – Janelas, o desempenho das esquadrias é avaliado pelos seguintes ensaios:
NBR 6485:2000 - Caixilho para edificação - Janela, fachada-cortina e porta externa - Verificação da penetração de ar.
NBR 6486:2000 - Caixilho para edificação - Janela, fachada-cortina e porta externa - Verificação da estanqueidade à água.
NBR 6487:2000 - Caixilho para edificação - Janela, fachada-cortina e porta externa - Verificação do comportamento quando submetido a cargas uniformemente distribuídas.
NBR 10821:2000 - Caixilho para edificação – Janelas – Resistência às operações de manuseio.
Deficiências na vedação do encontro do montante e da travessa, no contramarco ou marco, pode colaborar para que ocorra destacamento da argamassa. É mais comum o ‘borbulho’, principalmente nas janelas de correr, quando se tem uma chuva muito forte. No trilho da janela, a lâmina d’água que se forma é escoada pelos rasgos de drenagem. Quando o dreno não está bem dimensionado, o trilho inunda e transborda. Outra razão é o caixilho não ter sido dimensionado para a incidência de vento da região, lembrando que essa situação é bastante comum nas portas das varandas, causando infiltração de água.
Os ensaios em