SUSTENTABILIDADE
Introdução
Quando se fala em reaproveitar ou reciclar materiais para uso em uma construção, seja ele proveniente dela mesma ou não, temos a oportunidade da economia para o construtor e um ganho ambiental. O material que iria se tornar lixo e em alguns casos até poluir o meio ambiente, se torna útil. • Reciclar em muitos casos é algo um pouco mais complexo, requer um processo industrial e investimento para recolocar o material novamente a ponto de uso. Mas podemos reaproveitar materiais de forma simples, quase sempre atingível a qualquer um que tenha apenas a boa vontade de fazer.
Alguns projetos tem maior peso ambiental que econômico e outros pela simplicidade de implementar tornam-se bem chamativos pelo aspecto da economia, mas não podemos deixar de ver por trás do projeto o ganho que temos na economia com os recursos naturais.
Algumas referencias bem interessantes de projetos que fazem reuso de material. Tais projetos referem-se não somente aos resíduos oriundos da construção, mas também de materiais provenientes de outras fontes de lixo, sendo que alguns com uso material novo, mas com objetivo de reaproveitar recursos naturais.
Aquecedor de água baseado em garrafas recicláveis Aquecedor solar feitas com garrafas de plástico
.
ILUSTRAÇÃO GRÁFICA
Conceito de Construção Sustentável dentro da Engenharia Civil • A Construção Sustentável ou a Reutilização de Materiais Sólidos é um conceito moderno da Engenharia Civil que pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura indo desde pequenas casas populares até a construção de grandes prédios tais como fábricas ou hospitais. • Na construção sustentável, os engenheiros civis e arquitetos procuram usar tecnologias ecológicas nas obra para preservar o meio ambiente, poupar capital e os recursos naturais. Projetos inteligentes • Projetos de engenharia civil e arquitetura inteligentes aproveitam