Relat Rio
CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL
Adrielle Santos Lima;
Ana Elise Almeida Silva; Bruna de Oliveira Machado;
Caroline Bispo da Silva; Fernanda Ferreira Prates; Marcelle Santos Serra.
USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Salvador
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta a madeira na construção civil. Abordando sua forma de origem, suas vantagens e desvantagens, propriedades, aspectos ambientais e a sua utilização e importância na área de construção civil.
1. ORIGEM
1.1 CLASSIFICAÇÕES
1.1.1 CLASSIFICAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A madeira é classificada segundo suas características, propriedades, processo mecânico e secagem. Tais classificações são:
1.1.1.1 MADEIRA ROLIÇA
A madeira roliça é a madeira com menor grau de processamento. Tem boa resistência mecânica, uma vez que conserva sua estrutura original. Por apresentar baixo nível de processamento industrial, é considerada uma madeira sustentável, já que o consumo de energia em sua fabricação é pequeno. Além disso, a madeira roliça mantém sua aparência natural, o que é atrativo para projetos paisagísticos.
1.1.1.2 MADEIRA SERRADA
Produzida em serrarias, é a madeira que, através de diversas técnicas de desdobro, é transformada em peças menores e de formatos prismáticos. As duas práticas de confecção mais comuns são os cortes radial e tangencial. Sendo o segundo o mais utilizado, pois é mais eficiente e gera menos resíduo. No corte tangencial, após a fixação da tora e retirada da primeira costaneira (primeira e última tábua de um tronco), as tábuas são extraídas paralelamente, uma após a outra, até a proximidade da medula, que é descartada. Já o corte radial, inicialmente corta-se a tora em quatro partes, segundo dois planos perpendiculares. Em seguida, cada uma das partes é colocada na serra em posição que permita que os anéis anuais de crescimento mantenham, o mais próximo possível, um