Por que pesquisar o jornalismo?
Comunicação Social - Hab.Jornalismo DFCH
Disciplina: Teoria e Metodologia da Pesquisa em Jornalismo - VII semestre Discente: Elisa Batista Matos
Por que pesquisar o jornalismo?
Entendendo Ciência e Conhecimento
1. O que é ciência?
Para levantar o questionamento “Por que pesquisar o jornalismo”, primeiramente é preciso compreender conceitos básicos que darão berço a essa discussão. Conceito como, por exemplo, ciência e conhecimento. Entender esses dois conceitos é imprescindível para ter a capacidade de desdobrar o questionamento: “por que pesquisar o jornalismo” e conseguir, ao final, chegar à uma conclusão plausível.
Segundo o professor Pedro Demo, no artigo Metodologia Científico em Estudos Sociais (1995, p. 16-17), para conseguir compreender o que é ciência, primeiro, é preciso reconhecer o que é real. A noção de realidade é, segundo o autor, é o que interfere de fato, na concepção de ciência. Mas a realidade, para Demo, é mutável e varia de acordo a relação social de cada indivíduo.
O Maior problema da ciência não é método, mas a realidade. Com esta não é evidente, nem coincidem completamente a ideia que temos da realidade e a própria realidade, é preciso primeiro colocar esta questão: o que consideramos rela? Alguns julgam que realidade social é algo já feito, totalmente externo e estruturado. Outros concebem-na como algo a se fazer, pois seria criativamente histórica. Outros mais tentam misturar as duas posturas: em parte a realidade social está feita, em parte pode ser feita. (Demo, 1995, p. 16)
Para Demo (1995, p. 18-19), ciência difere de senso comum e de ideologia, mas apesar de constituírem concepções diferentes, o limite entre elas é muito tênue, podendo se misturar um pouco. Basicamente, senso comum é conhecimento “acrítico, imediatista e crédulo”; a ideologia é tendenciosa de acordo com as intenções de cada indivíduo e pode usar de