Por que modelar?
MODELOS
Modelos são representações abstratas de uma realidade existente (modelo descritivo) ou de uma solução para um determinado problema (modelo normativo).
MODELOS DE SISTEMAS
São representações de um sistema já existente ou de um novo sistema a ser desenvolvido. Um modelo de sistema é uma abstração concisa e precisa de o que o sistema desejado devera fazer, não como o sistema deverá fazê-lo.
Um modelo de sistema apresenta dois componentes básicos: * Modelo Funcional – MF (funções do sistema); * Modelo de Dados – MD (dados que serão manipulados pelas funções).
Esses dois modelos apresentam visões diferentes de uma mesma realidade, devendo, pois, estar perfitamente integrados.
Assim, modelo de sistema = MF + MD.
Características dos modelos de sistemas: * Dão ênfase as características relevantes do sistema, deixando de lado as características menos importantes; * Permitem discutir, com baixo custo e mínimo risco, modificações e correções nos requisitos do utilizador; * Ajudam a compreender o sistema (sem ambigüidades).
Modelo essencial do sistema
Indica o que o sistema deve fazer e de que dados necessita para satisfazer aos requisitos do usuário, mencionando o minimo possível sobre como o sistema será implementado. Define o sistema num ambiente ideal.
Vantagens desse sistema: * Ganho de tempo, devido ao fato de não ser necessário construir muitos modelos; * Visão dinâmica e integrada de todo o sistema; * Facilidade de identificação das funções que compõem o sistema; * Facilidade de construção de uma solução ideal (modelo essencial) * Possibilidade de derivar uma solução a partir de uma solução ideal (modelo de implementação).
Componentes desse sistema: * Modelo Ambiental: define a interface do sistema com o resto do mundo, os eventos aos quais o sistema deve responder e o objetivo do sistema. * Modelo Comportamental: descreve o comportamento interno do sistema. Essa descrição