Como Trabalhar com Massinha de modelar em sala de aula?
A criança recebe a massinha e brinca livremente sem nenhum tipo de recomendação. Podemos observar seus interesses temáticos, capacidades criativas, conhecimentos já construídos. 2- MANIPULAÇÃO COM FORMAS DE PLÁSTICO
Muito interessante, pois permite que a criança seja desafiada com os encaixes e desencaixes de massinha dentro das forminhas sem saída livre, o desenformar de figuras vazadas.
A comparação de formas construídas iguais e diferentes pela forma, pela cor e tamanho.
3-PALITOS DE PICOLÉ
São ótimos principalmente para o trabalho com quantidades. Pedimos que enrole a massa e depois divida em tantos pedacinhos quanto a quantidade de crianças presentes na sala no dia, por exemplo, ou alguma quantidade que seja significativa no dia. Podem ser realizadas somas, divisões e subtrações através de histórias com massinha.
O ato de enrolar bolinhas, ovinhos, cobrinhas também é bem rico para esta atividade.
5-MODELAGEM DIRIGIDA
Ideal para confecção de figuras de temas que estão sendo trabalhados no dia a dia, como: projetos, modelagens de animais, corpo humano, elementos da natureza etc.
Como fazer:
-Entregar uma cor e uma quantidade necessária para a modelagem de cada parte da figura: para a cabeça uma pequenina porção rosa claro e pedir que façam uma bolinha, depois apertem para virar uma bolachinha e em seguida colocar sobre o papel; para o tronco ou