Por que ensino médio não brinca?
Trabalho de Ed. Física
“Porque o ensino médio não brinca?”
2012
Introdução
O trabalho a seguir fala sobre a brincadeira no ensino médio, como ela é importante para os alunos e sua relevância pedagógica sobre o assunto .
Desenvolvimento
O ensino médio é a etapa final da educação básica. Tem por finalidade preparar o jovem para ser um bom cidadão e também para os trabalhos e estudos posteriores. Desejam formar homens que se disponham a lutar por um mundo melhor, mais justo e igual para todos, portanto, o ensino médio abrange todas as dimensões da vida, possibilitando o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando sendo ele adolescente, jovem ou adulto juntamente a ciência e a técnica para formar uma rede de informações que coloquem o educando em contato com o mundo e a sua realidade. A passagem para o ensino médio é um tempo de desafios, onde os jovens estão mudando as formas de ver as coisas, estão começando a assumir responsabilidades com sua própria vida e escolhendo o que querem ser depois de formados. Esta é a fase em que os jovens se preparam para a vida adulta e por isso a escola precisa ser um lugar de aprendizado e vivência, diálogos sobre esta nova postura para com sigo e com o outro.
As crianças, no Brasil, geralmente, entram na escola nos seus primeiros anos de vida. Hoje, pela legislação, o Ensino Básico obrigatório não mais se restringe ao Ensino Fundamental. Ele inicia-se justamente na Educação Infantil na fase em que a sua identidade, de acordo com Piaget (1978) está sendo construída. E, conclui-se no Ensino Médio na adolescência quando essa educação começa a se firmar.
Ao incorporar-se a Educação Infantil no Ensino Básico, tornando-a obrigatória, abriu-se o espaço para um trabalho pedagógico de base, considerando-se a importância de sua integração na sociedade tanto para o desenvolvimento de sua personalidade como de sua linguagem. Ao frequentar a escola, ela estabelece novos vínculos afetivos, com as