POR QUE DEVEMOS FAZER A MENSURA O UTERINA
Para avaliar o crescimento fetal.
Diagnosticar os desvios da normalidade a partir da relação entre a altura uterina e a idade gestacional.
Identificar a situação e a apresentação fetal.
A IMPORTÂNCIA DA AUSCULTA DOS BATIMENTOS CARDÍACA FETAL (BCF).
Verificação da vitalidade do feto, devendo sempre está atento para a presença do ritmo, frequência e normalidade do BCF.
VERIFICAR SE HÁ EDEMAS
Detectar precocemente a ocorrência de edema patológico.
O edema na gestação está relacionado a função de retenção de liquido. Esses sinais estão relacionados e podem aparecer por problemas patológicos já relacionados como :hipertensão e diabetes.
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL.
A hipertensão arterial associada à gestação é de fundamental importância porque pode ser prevenida, diagnosticada e tratada já durante o acompanhamento pré-natal, reduzindo a ocorrência de seus efeitos negativos sobre a saúde da mulher e da criança.
CUIDADOS COM DIABETES MELLITUS NA GESTAÇÃO (DMG).
As consequências do diabetes mellitus a longo prazo decorrem de alterações micro e macrovasculares que levam à disfunção, dano ou falência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.
Sabe-se que a retinopatia diabética pode ser agravada pela gestação e que a nefropatia diabética é uma das principais causas de insuficiência renal crônica. A cetocidose diabética, embora pouco frequente, constitui causa de morte materna.
Para a mãe, dados da literatura indicam que as gestantes diabéticas apresentarão maior prevalência de pré-eclâmpsia, maior ganho ponderal, infecções do trato urinário, vulvovaginites, infecção puerperal e óbito.
POR QUE SOLICITAR O IGG E IGM PARA TOXOPLASMOSE?
Se o resultado do IGM for Reagente significa que a gestante está doente, podendo levar as seguintes complicações: Restrição de crescimento intrauterino, morte fetal, prematuridade e/ou toxoplasmose congênita (microftalmia, lesões