Cleonice
ABREU E LIMA, PERNAMBUCO.
ALUNA: CLEONICE ALAIDE DE BARROS VITAL
PROFESSOR: ENOCK
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR E DE ENSINO
A educação é hoje em dia concebida como fator de mudança, renovação e progresso. Por tais circunstâncias o planejamento se impõe, neste setor, como recurso de organização. É o fundamento de toda ação educacional.
Como toda inovação ou mudança vai encontrar resistências o planejamento é a forma de gerenciar essas mudanças para que sua implantação se realize com o mínimo de resistências.
A educação, por ser considerada um investimento indispensável à globalidade desenvolvimentista, passou, nos últimos decênios de nosso século a merecer maior atenção das autoridades, legisladores e educadores, pelo menos no mundo desenvolvido.
Amparados em legislação pertinente, foram desencadeados processos de aceleração, principalmente no que diz respeito à expansão e melhoria da rede escolar e preparação de recursos humanos.
O planejamento educacional põe em relevo esta área, integrando-a, ao mesmo tempo, no progresso global do país.
Nessa ampla perspectiva constatamos que planejamento educacional é um processo de abordagem racional e científica dos problemas da educação, incluindo definição de prioridades e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional.
Os principais objetivos do planejamento educacional são relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, em geral, e de cada comunidade, em particular estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional, alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los, conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema.
Existem também alguns requisitos para se realizar um planejamento educacional como a aplicação do método científico