pop trabalho a quente
Este procedimento tem o objetivo de estabelecer as principais diretrizes para um seguro trabalho a quente e reduzir a possibilidade de erro humano, sendo parte integrante dos procedimentos de trabalho, visando resguardar a integridade física dos envolvidos nas operações.
2. APLICABILIDADE
Este procedimento aplica-se a todos os colaboradores e prestadores de serviços que venham a executar trabalhos a quente em todas as instalações .
3. DOCUMENTOS ASSOCIADOS
3.1 REFERÊNCIAS NORMATIVAS Normas regulamentadoras da Portaria 3214 de 8 de junho de 1978
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
3.2 DOCUMENTOS APLICÁVEIS
Norma NBR ISO 14.001
Norma OHSAS 18.001
PTS – Permissão de Trabalho Seguro
PTS – Serviço a quente
4. DEFINIÇÕES
4.1 PTS: PERMISSAO DE TRABALHO SEGURO.
Consiste num conjunto de operações destinadas a garantir que as atividades, programadas ou não, envolvendo modificações, manutenção, reparos ou outros trabalhos semelhantes, não venham a comprometer a segurança das pessoas ou causar danos à propriedade.
4.2 SOLDAGEM E CORTE
É qualquer processo de conformação, separação ou mudança das características dos metais utilizando gases, aparelhos de solda ou outro método a alta temperatura.
4.3 TRABALHO A QUENTE
Qualquer operação temporária que envolva chama exposta ou que produza calor ou faísca, podendo causar a ignição de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos, incluindo corte com maçarico, solda oxiacetilênica, solda por arco, aplicação de revestimento em teto com chama aberta, lixamento, aquecimento ou cura com chama exposta ou outro tipo de serviço que possa gerar fagulhas ou chamas.
4.4 SSMA: SEGURANÇA SAUDE E MEIO AMBIENTE
Política adotada afim de proporcionar um ambiente de trabalho livre de todos os incidentes com e sem lesão. 5. RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS
5.1 Coordenador da Operação / Regional
Garantir de todos os requisitos deste procedimento e outros aplicáveis