Arte pop
Surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje. Surgiu Pop Art, (principais artistas: Andy Warhol e Roy Liechtenstein) baseada nos ícones da época, no mundo festivo dos setentas, uma arte comercial, que mais tarde se tornaria uma arte erudita.
Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da história da arte, mas também as que habitam o quotidiano.
Andy Warhol * Nascimento 6 de Agosto de 1928 * Morte 22 de Fevereiro de 1987 (58 anos)
Nova Iorque, Nova Iorque
Arte pop
A pop art surgiu nos Estados Unidos da América em 1956 como reacção ao Expressionismo Abstracto, reivindicando um regresso á figuração.
Nas décadas de 60 e 70 ocorre o ápice do pop art.
* Marilyn Monroe. * Warhol * 1964 * Tate Gallery, Londres |
Usa, como temas, imagens populares: objectos quotidianos, artigos de consumo e rostos de personagens famosas. Introduziu novas técnicas na arte, como a serigrafia e a pintura acrílica. Da mesma forma, utilizou a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objecto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de Coca-Cola e as latas de sopa Campbell.
Isso pode ser observado na obra de Andy Warhol (1928-1987), máximo representante da pop art. Em Marilyn Monroe, um mito do cinema, Warhol parte de uma fotografia a preto e branco impressa em serigrafia.
Depois, pinta-a com cores berrantes, que ultrapassam os contornos e distorcem o rosto. Warhol deforma as personagens famosas, para denunciar o modo como são manipuladas pelos meios de comunicação de massas, como, por exemplo, as revistas e a televisão.
Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como Michael Jackson, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Marlon Brando e, sua favorita, Marilyn Monroe, Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras