barco a vapor
DISCIPLINA DE SISTEMAS TÉRMICOS I
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – FASE 4
PROFESSOR: LUIZ CARLOS MAÇANEIRO
ACADÊMICOS: ADRIANO PETERMANN;
CLAUBER CRISTIANO FISCHER;
JEAN CARLO OLIVEIRA;
RICARDO AVI;
VITOR GUILHERME RISTOW.
BARCO A VAPOR
“Barquinho POP POP”
BRUSQUE, SC
NOVEMBRO 2012
INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade sabe-se que o calor pode ser usado para vaporizar a água e usar esse vapor para realizar trabalho mecânico. Essa ideia foi aproveitada pelo grego Heron, no século I d.C., que construiu a primeira máquina térmica de que se tem notícia.
Ainda hoje, vinte séculos depois, esse princípio de transformação de calor em movimento é largamente utilizado pelo ser humano em suas atividades, com destaque para os setores de geração de energia elétrica e de transportes.
O barco a vapor que iremos apresentar é um exemplo de máquina térmica e, portanto, funciona devido ao calor da chama de uma vela. A vela, acesa, transfere calor para o tubo e para a água dentro dele, que se vaporiza e expande-se, fazendo com que o barco se mova. Depois disso, a água se resfria e contrai. Dessa forma o barco move-se devido aos jatos de água, ou seja, “aos trancos”, daí a sua denominação “POP POP”.
DESENVOLVIMENTO
Muitas vezes, encontramos brinquedos que utilizam princípios físicos simples, porém de maneira engenhosa. O barco a vapor “POP POP” é um bom exemplo. Ele utiliza o calor de uma pequena vela em chamas para ejetar pulsos de água a partir de tubos na parte traseira, ligeiramente abaixo do nível da água.
O barco “POP POP” foi inventado e patenteado por um engenheiro inglês em 1897. Desde então, é fabricado e vendido em diversos países.
Para explicarmos o seu funcionamento, utilizaremos o princípio de engenharia reversa.
1º Dois tubos são utilizados na câmara de aquecimento (caldeira) e saem na parte traseira do navio. Isso faz com que a pressão o impulsione para frente.
2º À