Pop chapa aquecedora
* Desinfecção e Esterilização Química
Curso Técnico em Farmácia Oficina: Biossegurança Discentes: Bruno Gomes, Edilaene Alvez, Elaine Sanches, Helena Ribeiro, Thaiany Eduardo.
Rio de Janeiro 2013
Introdução
O Processo de desinfecção e esterilização são os meios de eliminação e destruição total ou parcial em formas vegetativas e/ou forma de vida microbiana, a fim de eliminar a contaminação dos mesmos. As formas microbianas consideradas mais resistentes aos processos físicos e químicos que podem ser manuseadas laboratorialmente são; os esporos, mediante a aplicação de agentes físicos como: calor seco, calor úmido, filtração, incineração e radiação ionizante e não ionizante. É muito importante fazer a desinfecção e esterilização de materiais de vidro, metais e plásticos que são utilizados em laboratórios. As paredes, pisos e bancadas também devem ter os mesmos cuidados para poder evitar contaminações de produtos ou matérias- primas usadas dentro do laboratório. Por ser um local de estudos , análises, preparo de fórmulas é de suma importância desinfetar e esterilizar o mesmo.
Desinfecção
Desinfecção é a redução ou eliminaçãode microrganismos. É o proceso de destruição dos mesmos com uso de agentes químico e físicos. Os desinfetantes devem ser escolhidos, armazenados, manipulados, utilizados e eliminados com cuidado, sempre respeitando as instruções dos fabricantes. Como forma de proteção pessoal, é recomendado a utilização de luvas, aventais e protecções oculares durante a preparação de diluições de germicidas químicos. O uso certo de germicidas químicos é fundamental para segurança do local de trabalho, reduzindo ao mesmo tempo o risco de agentes infecciosos.
Fatores que influenciam nos processos de desinfecção: * Temperatura * Ph * Umidade relativa
TEMPERATURA: os desinfetantes são usados à temperatura ambiente. Dependendo do agente desinfetante,