Resumo do texo ambiente antrópico

1370 palavras 6 páginas
Resumo do texto “Ambiente antrópico”, extraído do livro Ecologia, epidemiologia e sociedade (FORATTINI, 2004)

O nome genérico antrópico ou antropogênico resume tudo que resulte da ação do homem. Embora se possa considerar o ser humano como espécie participante do ecossistema, no entanto, ao se encarar a atual realidade, melhor será entender o ambiente antrópico como subsistema e o natural como outro, aquele explorando e provocando a agressão deste. Assim, ao eliminar-lhe parte da biomassa que o compõe, favorece as espécies oportunistas. Consequentemente, estas passam a crescer rapidamente e a se adaptar ao novo meio, resultando em diminuição significante da primitiva diversidade que ali existia. Estabelece-se assim situação oposta à do processo sucessivo natural.
MODIFICAÇÕES
No contexto de ecossistema a modificação se traduz por substituição, em número e em tipo, de funções, ou então, pelo seu determinado rearranjo em combinações distintas das precedentes. Além das mudanças propriamente ditas, a que se considerar a existência de variações que, incorporadas ao funcionamento do ecossistema, não deixam sequelas. Fazendo parte da dinâmica do ecossistema, como um todo, não lhe causam distúrbio.
O sistema do homem implica determinado comportamento por parte de seus componentes o qual se modifica, intrinsecamente, mediante a contínua aquisição de informações e experiência. Mas, ao mesmo tempo, o advento de novas situações, de origem extrínseca, resulta na retomada e reorientação do processo de mudança, para que possa ser atingido outro nível de equilíbrio. Assim, a ocupação de novo habitat resulta inevitavelmente na modificação desse ecótopo.
A formação do ambiente humano, a partir do natural, deve ser entendida como o resultado de modificações do ecossistema, originadas pelas características inerentes à atividade do homem.
ECOSSITEMA
As mudanças em grande escala do ecossistema que resulta da agropecuária e indústrias encerram a possibilidade de afetar a

Relacionados