Escada
Riscos Físicos
Prof. Alexandre Rieger rieger@unisc.br Laboratório de Genética e Biotecnologia - UNISC
Risco
Conceito probabílistico de natureza bidimensional. Representa um efeito adverso ou dano;
Incerteza de ocorrência que pode estar associada ao tempo ou magnitude do efeito.
Termo que designa, em direito civil, o perigo de dano ou perda em decorrência de incidentes fortuitos ou razões de força maior. Pode ser considerado como uma condição ou conjunto de circunstâncias que tem o potencial de causar um efeito adverso como morte, lesões, doenças ou danos à saúde, à propriedade ou ao meio ambiente.
A segurança nas atividades laboratoriais
Item essencial num laboratório seja ele de pesquisa, ensino ou prestação de serviços. A proteção deve visar: bem estar pessoal, coletivo e do meio ambiente A prevenção ou redução do risco de desenvolver doença profissional por exposição a diversos agentes, presentes no ambiente de laboratório, podem ser alcançadas pelo uso de práticas seguras nas atividades laboratoriais e de outras medidas que visam preservar a saúde e o meio ambiente.
Obs. Preservar e manusear adequadamente equipamentos é também garantir a segurança do indivíduo e do meio ambiente, além da qualidade do trabalho desenvolvido.
Tipos de Riscos
⇒ Riscos Físicos ⇒ Riscos Químicos
⇒Riscos Biológicos
⇒ Riscos Ergonômico ⇒ Risco de Acidentes
Embora os riscos possam ser avaliados separadamente eles estão sempre ou quase intimamente associados. A minimização do risco depende de vários fatores que vão da qualidade e treinamento de pessoal (boas práticas de laboratório), equipamentos, reagentes, armazenagem, gerenciamento de resíduos e instalações adequadas. Idéia interessante, necessária e obrigatória
Elaboração de um Mapa de Risco
Mapa de Risco: “ É a expressão gráfica de distribuição dos riscos envolvidos em um processo de trabalho realizado em um ponto específico.” Legislação Norma Regulamentadora nº 5