Dez classes gramaticais
No Brasil, a cada cinco minutos, morre uma criança. A maioria de doenças da fome. Cerca de 280 a 290 por dia. É o que corresponderia, de acordo com o Unicef, a dois Boeings 737 de crianças mortas por dia. Médico, voluntário em campanhas contra a desnutrição e obcecado pelos números, Flávio Valente pesquisou dados oficiais. Existem, pelo menos, 36 milhões de brasileiros que nunca sabem quando terão a próxima refeição. Em 1987, no Brasil, quase 40% da população (50 milhões de pessoas) vivia em extrema pobreza.
Nos dias de hoje, um terço da população é mal nutrido, 9% das crianças morrem antes de completar um ano de vida e 37% do total são trabalhadores rurais sem terras. A desnutrição infantil dá sinais mais claros do problema nas áreas rurais e urbanas.No Rio de Janeiro, na Cidade de Deus, uma pesquisa realizada em 2008, mostrou que 22% das mais de 2 mil crianças pesquisadas estavam desnutridas¹.Em Alagoas, 9,5% das crianças de até 5 anos apresentam desnutrição crônica (baixa altura em relação à idade)².
No Brasil estima-se que morram por ano 123 mil crianças com até um ano de idade, pela fome ou em decorrência da falta de amparo, segundo dados da Fundação Abrinq. Temos 50 milhões de indigentes, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – a estimativa mais modesta conta 14 milhões de miseráveis. Os números divergem em decorrência dos critérios para classificação da pobreza, tais como renda e consumo diário de caloria, que varia de 2.000 a 2.300k/cal. Em Campinas, dos 970 mil habitantes, 47 mil são indigentes.
O Brasil é um pais que foi considerado atualmente um pais desenvolvido tem uma coisa ruim a apresentar para o mundo, ele esta com um péssimo percentual no rank de pobreza no mundo. No rank geral o Brasil esta em 23º lugar, e esses índices são medidos por muitos fatores, não somente por salário e renda, mas sim por pessoas que chegam aos 40 anos com falta de água tratada e alfabetizada, alem de ter todas as condições de