Pontos Importantes Caso Assange
No dia 7 de dezembro, em Londres, Assange apresentou-se à Polícia Metropolitana e negou a veracidade das acusações contra ele, sendo liberado nove dias depois. Em 31 de maio de 2012, a corte suprema do Reino Unido anunciou sua decisão a favor da extradição de Julian Assange para a Suécia.
Assange perdeu a cidadania sueca e temia que, tão logo chegasse à Suécia, seria extraditado para os Estados Unidos e processado por espionagem, fraude e abuso de computadores. A Suécia tem um amplo acordo de extradição com os EUA.
Após o governo do Equador conceder asilo político ao fundador do site Wikileaks, Julian Assange, o governo sueco convocou o embaixador equatoriano em Estocolmo para pedir explicações sobre as acusações de parcialidade contra a justiça do país. A Suécia negou qualquer acusação de que não garante os direitos de defesa. “Nosso sólido sistema jurídico e constitucional garante os direitos de todos. Rejeitamos com firmeza qualquer acusação que sugira o contrário”, escreveu o ministro das Relações Exteriores sueco, Carl Bildt, no Twitter.
“O embaixador do Equador é esperado no ministério o mais rápido possível. As acusações (do ministro equatoriano das Relações Exteriores) formuladas são graves e é inaceitável que o Equador queira deter o processo judicial sueco e a cooperação judicial européia”, declarou o porta-voz do ministério sueco das Relações Exteriores, Anders Jrle.
(Informações aprofundadas: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/454883/Suecia-convoca-embaixador-equatoriano-a-dar-explicacoes-sobre-o-caso-Assange | http://brasileiros.com.br/2012/08/entenda-o-caso-julian-assange/ |
Para a Grã-Bretanha, a decisão do Equador de conceder asilo político ao fundador do site WikiLeaks não muda nada, ressaltou o Foreign Office (chancelaria britânica). Segundo o órgão, as autoridades britânicas têm obrigação de extraditá-lo para a