Mass mídia
Este estudo traz uma reflexão sobre os conceitos de liberdade e opressão, onde as mensagens da mídia, editada e banalizada da televisão e Internet ocasionam a paralização das nossas sensibilidades, e diminui o nosso poder de reflexão e percepção.
Como há o controle das informações na sociedade, e como somos dominados pela tecnologia,vigiados por câmeras o tempo todo, sendo controlados por um Estado ou por Maiores de outra classe.
O programa de televisão apresentado pelaRede Globo, com o nome “Big Brother“ traz toda a referência do romance, de Orwel, trazendo o conceito da “Novi língua” o duplipensar que corresponde ao conceito segundo o qual o indivíduo convive simultaneamente com duas crenças opostas e aceita ambas.
Tal qual a tele tela, as câmeras bidirecional que permite tanto ver quanto ser visto.Quem já não leu a célebre frase “Sorria, você está sendo filmado”, encontrada em lojas, restaurantes, escritórios e outros estabelecimentos? Quem não foi pego nas câmeras e radares instalados nas praças e ruas da cidade, para registrar possíveis contraversões, onde as punições nos alcançam em forma de multas?
A fabricação da verdade pela mídia, e a ascensão e queda de ídolos de acordo com alguns interesses, adulterando a verdade.
Quantos buracos da memória (citados na obra de Orwel) devem existir na nossa sociedade atual? Anotar e lembrar podem ser mesmo muito perigosos.
A estória narrada no livro mostra a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo esteja sempre correto no que faz.
A privacidade das pessoas é hoje um artigo cada vez mais raro e que, a cada dia que passa, fica mais difícil manter em segredo qualquer assunto por menor que seja, sendo que na maioria das vezes, são as próprias pessoas que fazem questão de expor suas vidas, seja em reality shows, em blogs que se tornaram verdadeiros diários abertos à bisbilhotice virtual; seja nas redes sociais ou