A onda
O experimento feito pelo professor Rainer Wegner foi um modo de ensinar aos alunos como era a autocracia já que no inicio da discussão um aluno fala que “É impossível surgir uma comunidade fascista nos dias de hoje”. Inicialmente o professor começou a fazer os alunos se levantarem na hora de responder alguma questão porque assim, segundo ele, a pessoa conseguia pensar e falar com mais coerência. Logo depois, ele começou a querer que todos adotassem um mesmo “uniforme” , camisa branca e calça jeans para que todos ficassem “iguais”. Quando os alunos começaram a questiona-lo em relação a isso ele disse que todos os lugares as pessoas usam “uniformes”, ate mesmo nas empresas, que isso é algo democrático porque reduz todos a mesma condição.
Autocracia vem do grego autos (por si próprio) e kratos (poder), ou seja, poder por si próprio. Anarquismo vem do grego anarkho (sem governantes). Entende-se por que são “inimigos”. Enquanto um concentra todo o poder numa figura, um comitê, um grupo, que têm controle absoluto de tudo, o outro é ausente de coerção. A exemplo do nazismo e do fascismo, dois tipos de regimes autocráticos, podemos inferir que o ultranacionalismo começa com o país em crise. A crise cria um sentimento de nostalgia, a população quer que o país volte aos tempos de glória (mesmo que nem tenham sido tão gloriosos assim) e começa a valorizar de maneira extrema o seu país, porque afinal, se o próprio povo não valorizasse, quem iria valorizar?
A partir disso cada vez mais eles começam a serem vistos como um novo grupo, uma nova ordem, como A ONDA. E como todo grupo precisa de uma saudação eles não poderiam ser diferentes. O problema de tudo isso foi que os estudantes começaram a agir como fascistas, pinchando o símbolo nos prédios, “rebaixando” todos aqueles que não aderiram ao movimento.
O ultranacionalismo causa , muitas vezes admiração nas pessoas por causa, principalmente, a