WikiLeak
Alunos: Carolina Sisson
Gabriela Campaner Petersen
Giulia Zanovelli
Mariana Parra
Rafael Perez
Stephanie Rendon
Introdução
Em novembro de 2010 aconteceu o maior vazamento público de documentos oficiais da história. Foram 251.287 comunicados internos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, escritos para 280 embaixadas e consulados de 180 países. Essa enxurrada informacional, chegou a tona pelo Wikileakscom o apoio dos maiores veículos convencionais de informação: El País (Espanha), The Guardian (Inglaterra), The New York Times (dos Estados Unidos), Le Monde (França) e a revista semanal alemã Le.
O que é o Wikileaks?
O wikileaks é uma organização que está na mídia e não prevê fins lucrativos. De acordo com o idealizador do site, Julian Assange, o objetivo é combater, pela publicação,más condutas governamentais e não governamentais de variável gravidade, da hipocrisia a crimes de guerra.
De acordo com Julian Assange em seu site, ele esclarece as funções do Wikileaks:“Uma de nossasatividades mais importantesé publicaro material originalao lado de nossasnotíciaspara os leitorese historiadorespoderemver a evidência daverdade.Somos uma organizaçãojovemque tem crescidomuito rapidamente, contando com uma rede devoluntários dedicadosao redor do mundo.”
O wikileaks foi ao ar oficialmente em 2007 e desde então, os membros colaboradores do site vem trabalhando com as novas tecnologias para divulgar informações especialmente do governo.
Segundo Manel Castells, ao todo, são 5 operários permanentes, 800 colaboradores e centenas de voluntários espalhados pelo mundo: jornalistas, cientistas, engenheiros e muitos advogados, trabalhando na defesa de liberdade de expressão na mídia, divulgando informações que são consideradas importantes para o conhecimento da população.
De acordo com a lei 5.250 de 9 de fevereiro de 1967:
Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de