Normas ABNT
A escrita do resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser escrito com palavras próprias, respeitando, no entanto, as idéias do autor.
Na elaboração do resumo, recomenda-se:
a) para notas e comunicações breves, os resumos devem ter até 100 palavras;
b) para monografias e artigos, até 250 palavras;
c) para relatórios e teses, até 500 palavras.
Tipos de resumo:
1. Resumo descritivo ou indicativo – descrição dos principais tópicos do texto original, e indicação sucinta de seus conteúdos. Quanto à extensão, não deve ultrapassar quinze ou vinte linhas; utilizam-se frases curtas que correspondem a cada elemento fundamental do texto; porém, o resumo descritivo não deve limitar-se à enumeração pura e simples das partes do trabalho.
2. Resumo informativo ou analítico – reduz o texto a 1/3 ou ¼ do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se as idéias principais. Indicam-se o assunto, os objetivos, os argumentos, as conclusões, a metodologia e as técnicas presentes no texto original. Não são permitidas as opiniões pessoais do autor do resumo.
3. Resenha – é um tipo de resumo crítico. Além de reduzir o texto, permite opiniões e comentários, inclui julgamentos de valor, tais como comparações com outras obras da mesma área do conhecimento, a relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero.
4. Sinopse –( em inglês, synopsis ou summary; em francês, resume d´au-teur) – indicam-se o tema ou assunto da obra e suas partes principais. Trata-se de um resumo bem curto, elaborado apenas pelo autor da obra ou por seus