Pontos gatilhos
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
PONTOS GATILHOS
CRISTIANE APARECIDA SALES DAMASCENA
LEILA CRISTINA FRATA DIAS
RÚBIA MARA KIKINA ZUTIN
RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS
Adamantina, 2011
INTRODUÇÃO
Os pontos-gatilho ou trigger point são pequenas áreas hipersensíveis localizadas em bandas musculares tensas palpáveis no músculo que, espontaneamente ou sob estímulo mecânico, desencadeiam dor local e referida em áreas distantes ou adjacentes.
Existem dois tipos de pontos gatilhos: 1) Ponto Gatilho Latente estão localizados em áreas assintomáticas e só provocam dor local e referida quando estimulados. 2 ) Ponto Gatilho Ativo estão presentes quando sua estimulação gera dor referida que reproduz a queixa dolorosa preexistente do paciente, manifestando-se mesmo sem a dígito-pressão, apresentam outros sintomas como a diminuição da ADM, diminuição de força, e bandas tensas.
FISIOPATOLOGIA
Há várias teorias: teoria da crise energética, inflamação neurogênica, abertura das comportas, desfacilitação do fuso, modificação no SNC e reflexos viscerossomáticos e somatoviscerais.
Das teorias referidas a mais aceita é a teoria da crise energética que prega que num processo onde há ruptura do retículo sarcoplasmático, há também liberação de cálcio que, por sua vez, entra em contato com as proteínas contráteis levando a um estado de contração local sustentada. A circulação sanguínea normal é capaz de reverter os dois processos citados anteriormente, mas numa circulação deficitária, os processos se intensificam gerando um ciclo vicioso auto-sustentado.
DIAGNÓSTICO
Nenhum teste de laboratório ou exame de imagem foi estabelecido como diagnóstico de ponto gatilho, sendo realizado exclusivamente através do exame clínico. Alguns critérios são observados durante o diagnóstico: presença de banda tensa palpável no músculo, presença de área hipersensível dentro da banda tensa muscular, reprodução da sensação de dor referida com